Campo de atuação do Contador

Desde que o ser humano aprendeu a contar que ele percebeu que era preciso avaliar a riqueza acumulada. Então a contabilidade existe desde tempos imemoriais registrando os fatos e atos que afetam o patrimônio gerado pela atividade empresarial. Seja no setor público ou privado. Porém a contabilidade como nós a conhecemos hoje em dia exerce a função de medir as oscilações dos capitais investidos nas atividades dos setores primários, secundários e terciários.

Para esclarecimentos o setor primário é representado pela exploração dos recursos naturais, tais como: agricultura, extrativismo, pecuária, pesca. É um setor com muitas vulnerabilidades. Já o setor secundário está ligado à indústria e recebe as matérias-primas do setor primário e os transforma em produtos para serem distribuídos entre a sociedade. Como exemplos temos as indústrias automotivas, de confecções, da construção civil, alimentícias, eletrodomésticos, etc. No setor terciário temos os serviços. Neste setor está o comércio, educação, saúde, transportes, seguros, bancos e outros.

Partidas Dobradas

Com o sistema de partidas dobradas utilizado na contabilidade em que a cada débito corresponde um crédito de igual valor o campo de atuação do contador se expandiu bastante, posto que se percebeu que os registros contábeis devem ser realizados não apenas pelas pessoas jurídicas, mas também pelas pessoas físicas. Com a complexidade do mundo atual em que a concentração da riqueza está ficando cada vez maior, todos precisam ter controles dos seus recursos financeiros e materiais.

Assim o contador pode trabalhar, entre outras funções e cargos, como:

  1. Contador sócio gerente de seu próprio escritório;
  2. Contador vinculado a uma pessoa jurídica do setor público, privado e também do terceiro setor;
  3. Consultor empresarial;
  4. Assessoria empresarial;
  5. Perito judicial;
  6. Auditoria contábil;
  7. Gestor financeiro;
  8. CEO – Chief Executive Officer;